DESIGN INSTRUCIONAL DE UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores/as

  • Elenise Maria Araujo

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v28i2.162

Resumen

Diante do crescente desenvolvimento da tecnologia da informação e da comunicação, o sistema educacional busca novas estratégias de ensino-aprendizagem, adaptando os tradicionais procedimentos e técnicas didáticas aos instrumentos tecnológicos fornecidos pelos ambientes virtuais de aprendizagem. O processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais requer o uso de estratégias de ensino que congregue os recursos tecnológicos e a intervenção positiva do professor/tutor. Propõe-se o design instrucional da disciplina “Metodologia de Pesquisa em Engenharia” sob o enfoque da taxionomia dos objetivos educacionais de Bloom e do modelo de referencia de Belhot adaptado para o ensino de engenharia no curso de pós-graduação. O projeto pedagógico envolve planejamento, preparação e disposição do material didático e de atividades orientadas no ambiente de aprendizagem virtual -Moodle. O plano de ensino visa atingir os objetivos educacionais e propiciar a avaliação da aprendizagem analisando o desempenho dos alunos na execução de tarefas, sínteses e postagens nos fóruns de discussões.

Publicado

2010-08-24

Número

Sección

Artigos