AULAS INTERDISCIPLINARES COMO FERRAMENTA PARA MOTIVAÇÃO DE INGRESSANTES EM ENGENHARIA
Palabras clave:
Evasão, interdisciplinaridade, incentivo, metodologia de ensino.Resumen
As séries iniciais dos cursos de engenharia concentram a quase totalidade da carga horária em disciplinas de formação básica. Nessas séries, o contato com especificidades do curso e da profissão ocorre nas disciplinas de Introdução à Engenharia ou Fundamentos de Engenharia, e também nessas séries são registrados os maiores índices de evasão e retenção. O fenômeno da evasão de estudantes de graduação é um dos mais complexos problemas do ensino superior, no qual estão implicados componentes de ordem socioeconômica, pessoal, pedagógica e institucional. Este trabalho apresenta uma metodologia voltada a aumentar o interesse dos estudantes pelo curso e diminuir as taxas de evasão e retenção no curso de graduação em Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para isso, foram estruturadas e oferecidas aos estudantes ingressantes aulas interdisciplinares sobre assuntos abordados no decorrer do curso de Engenharia Bioquímica, utilizando trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da instituição. A aprovação da experiência pelos estudantes participantes indica ser esta uma ferramenta para aumento do interesse pelo curso e que pode contribuir para diminuir os índices de evasão/retenção. Este trabalho proporcionou maior integração entre professores e estudantes do curso. Além disso, possibilitou identificar algumas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, gerando, assim, ações no sentido de fortalecer os pontos fracos e viabilizar um melhor preparo dos ingressantes para cursar engenharia.