A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA CAPES/BRAFITEC PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL

Autores/as

  • Luís Filipe de Miranda Grochocki Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Jorge Almeida Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Parcerias universitárias, mobilidade internacional, internacionalização do currículo, duplo-diploma, estágios em engenharia, CAPES.

Resumen

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com coordenadores e ex-coordenadores de projetos de parceria universitária financiados com recursos do Programa CAPES/Brafitec (Brasil-France IngénieurTechnologie). Um dos programas mais consolidados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Brafitec viabiliza a formação de redes de cooperação entre escolas de engenharia do Brasil e da França. Desde a sua criação (2002), essa colaboração já beneficiou cerca de 5.220 alunos brasileiros por meio de 204 projetos financiados. Este estudo objetiva avaliar a contribuição do Brafitec para: a internacionalização dos cursos de engenharia no Brasil; o reconhecimento recíproco de créditos; e a geração de oportunidades de prática profissional através de estágios em laboratórios e empresas no Brasil e na França.

Biografía del autor/a

  • Luís Filipe de Miranda Grochocki, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

    Graduado em Relações Internacionais (2003) e Direito (2010) pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre (2016) em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde exerceu os cargos de Coordenador Geral de Bolsas e Projetos (2013-2016), Coordenador Geral de Programas (2012-2013) e Coordenador de Cooperação Sul-Norte (2011-2012). Atualmente, é doutorando do Programa de Políticas Educacionais da Universidade de Stanford (2016-2020), com bolsa de doutorado da CAPES – Proc. nº. 99999.000225/2016-09.

  • Jorge Almeida Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Graduado em Medicina Veterinária (1963) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor (1972) em Ciências Biológicas pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Pesquisador Sênior do CNPq. Exerceu por dois períodos a Presidência da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Foi Presidente (2004-2015) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, é Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde coordena o Laboratório de Bioquímica Farmacológica.

Publicado

2017-09-20