Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Revista de Ensino de Engenharia
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 41 (2022): Revista de Ensino de Engenharia
Vol. 41 (2022): Revista de Ensino de Engenharia
Publicado:
2022-03-16
Artigos
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ANOVA EM AMOSTRAS DE CONCRETO LEVE COM PÉROLAS DE EPS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Antônio Oliveira, Lourdiane Gonzaga, Diêgo Ribeiro
PDF (Portugués)
EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM UMA IES DO NORDESTE
Clarissa Maria Rodrigues de Oliveira, Maria do Socorro Ferreira dos Santos
PDF (Portugués)
CONSTRUÇÃO DE CANSAT COMO PROJETO MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIAS
Abraão Jesse Capistrano de Souza, Romildo da Cruz Marques, Isabella Grinberg Francelino, Patricia Montanger, Matheus Chaves Amaro, Ana Beatriz Gonzaga, Taynara Simon, Oswaldo Barbosa Loureda
PDF (Portugués)
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA ENSINAR O FENÔMENO DE ALIASING PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
José Solenir Lima Figuerêdo, Caique dos Santos Trindade, Weverson dos Santos Gomes, Edgar Silva Júnior
PDF (Portugués)
DESENVOLVIMENTO, PARA FINS DIDÁTICOS, DE UM REDUTOR DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS SELECIONÁVEIS COMPOSTO POR ENGRENAGENS COM PERFIS PAUTADOS EM EQUAÇÕES PARAMÉTRICAS
Luís Otávio Oliveira Alvarenga, Thiago Gomes Cardoso, Horácio Albertini Neto, Renato Montandon Lima, Thiago Ferreira Querino
PDF (Portugués)
MAPA CIENTÍFICO DAS PESQUISADORAS DA UFRB
Camila Ferreira Moraes, Beatriz de Jesus dos Santos, Larissa Almeida Bião e Souza, Cristiane Agra Pimentel
PDF (Portugués)
DÚVIDAS E INTERESSES SOBRE ENERGIA ELÉTRICA: ANÁLISE DAS PERGUNTAS FREQUENTES DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL À LUZ DOS PRINCÍPIOS DE ALFABETIZAÇÃO ENERGÉTICA
Rui Muchaiabande, Urânio Stefane Mahanjane, Paulo Cesar Marques de Carvalho, Basílio José Augusto José
PDF (Portugués)
EXPERIMENTAL DIDACTIC PLATFORM FOR TEACHING CONTROL SYSTEMS IN ENGINEERING
Caio Igor Gonçalves Chinelato
PDF (Portugués)
UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS E FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ALTERNATIVAS NO ENSINO APLICADO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Guilherme Chades Augustinho, Júlio César Navari, Sílvio Aparecido Verdério Júnior, Celio Caminaga
PDF (Portugués)
ABP NO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS NA ATUAL CONJUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Ana Cláudia Franca Gomes, Luis Henrique Nery Januario
PDF (Portugués)
METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE OBRAS PARA ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA: ADAPTAÇÃO AO REGIME REMOTO
Isabela Volski, Maria do Carmo Duarte Freitas, Mayara Regina Munaro
PDF (Portugués)
AULAS EXPERIMENTAIS COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TERMODINÂMICA: RELATO DE CASO NA ENGENHARIA
Antonio Araújo Karlos Valença, Marcos Antonio Passos Chagas
PDF (Portugués)
ANÁLISE DOS DOCUMENTOS REGULADORES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CURRÍCULO ENGENHARIA.
Luis Mauro Neder Meneghelli, Antonio Sales
PDF (Portugués)
METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I EM CURSOS DE ENGENHARIA – UMA REVISÃO DA LITERATURA
Geovane Duarte Pinheiro, Clodis Boscarioli
PDF (Portugués)
EMPREENDEDORISMO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Emanuel Bomtempo Matos, Wildson Justiniano Pinto, Laíza Nília da Silva
PDF (Portugués)
CAÇADA INTELIGENTE – UM JOGO PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO SOBRE UMA PLATAFORMA DE IA
Graziella Cardoso Bonadia, Fabiani Souza, Gilmar Barreto
PDF (Portugués)
UMA REVISÃO DOS FENÔMENOS AERODINÂMICOS RELACIONADOS AO COLAPSO DA PONTE TACOMA
Matheus Borges Seidel, Geraldo José Belmonte dos Santos
PDF (Portugués)
A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM NOS EIXOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Felipe Felix Silveira dos Santos, Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa
PDF (Portugués)
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, PROJETO PEDAGÓGICO E METODOLOGIA PBL: UMA ANÁLISE DE SUAS CONEXÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA
Martonio José Marques Francelino, Tania Denise Miskinis Salgado
PDF (Portugués)
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: RELATO DA APLICAÇÃO ENTRE ALUNOS INGRESSANTES DE ENGENHARIA DURANTE O ENSINO REMOTO COM A PARTICIPAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO
Adilson de Souza Candido, Edilson Rosa Barbosa de Jesus, Enzo Gaudino Mendes, Marcos Alexandre Fernandes, Ana Cristina Gobbo César
PDF (Portugués)
MAPEAMENTO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Paulo Henrique Mariano Marfil, Renata Barcelos Oliveira, Ana Carolina da Silva
PDF (Portugués)
TRILHA DE APRENDIZAGEM BASEADA NAS NOVAS DCNs APLICANDO COMISSIONAMENTO VIRTUAL PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Anderson Alves de Oliveira, Jairo Gonçalves Junior, Lucas Okamoto Maciente
PDF (Portugués)
PANORAMA SOBRE ENSINO DO BUILDING INFORMATION MODELING - BIM E CONSTRUÇÃO ENXUTA NAS UNIVERSIDADES DO RIO DE JANEIRO E DE NITERÓI
Isa Gomes da Costa, Luiz Carlos Brasil de Brito Mello, Carlos Eduardo da Silva Ramos
PDF (Portugués)
PARCERIA UNIVERSIDADE-EMPRESA: ESTUDO DE CASO
Norberto Aranha, Alexandre Belchior, José Martins Oliveira Jr.
PDF (Portugués)
A IMPORTÂNCIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Izabella Katia Maciel Fernandes
PDF (Portugués)
APLICAÇÃO DE PBL EM CONJUNTO COM METODOLOGIA DE PROJETO NO CURSO DA ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Sérgio Junichi Idehara, Vanessa Aparecida Alves de Lima, Marcos Alves Rabelo
PDF (Portugués)
ONLINE LABORATORIES IN PANDEMIC TIMES: CASE OF STRUCTURES/STATICS USING THE ZEEMAN’S MACHINE
André Luiz Andrade Simões, Harry Edmar Schulz, Jaime C. Schussler, Mary Hughes
PDF (Portugués)
OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E O PERFIL DO FUTURO DOCENTE EM FORMAÇÃO
Daniel Couto Sperandio, Marcelo Castilho de Castro, Maria Emmanoele Damares Oliveira de Lemos, Maria Auxiliadora Motta Barreto
PDF (Portugués)
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA AUXÍLIO NO ENSINO DE PROJETOS DE TREM COMPOSTO DE ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES RETOS
Francisco das Chagas Prado de Andrade Junior, Francisco Thomas Barbosa da Silva, Rômulo do Nascimento Rodrigues, Roberto de Araújo Bezerra
PDF (Portugués)
MOTIVAÇÕES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA PARA A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DA SUSTENTABILIDADE NA FORMA DE FOTOS
Maria Clara Santos Lopes, Isabela Laís de Lima, Bianca da Silva Carvalho, Isabella Zanatta Garcia, Lorena Paloma Piai, Pedro Henrique Leonardi Batyras, Tatiane Cristina Dal Bosco, Alexandre Luiz Polizel, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
PDF (Portugués)
ANÁLISE DA GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL
Guilherme Ferreira de Lima Tonon, Gabriel Tetsuya Maia Matsuura, Muris Lage Junior
PDF (Portugués)
ENSINO REMOTO COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Fernanda Weber Bordini, Ítalo de Andrade Bianchini, Tatiane da Silva Boaes, Thércia Rocha Balbino, Maria Auxiladora Motta Barreto
PDF (Portugués)
ELABORAÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA CONTROLE DE TEMPERATURA E MEDIÇÃO DE VAZÃO
Ana Karoline Volz, Jefferson Alves Oliveira
PDF (Portugués)
NOVOS MÉTODOS NO ENSINO DE TEMAS HIDROLÓGICOS
Paulo Roberto Ferreira de Moura Bastos, Kleber Freire da Silva
PDF (Portugués)
FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ENGENHARIA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Josué Luiz Marinho Junior, Priscila Bernardo Martins
PDF (Portugués)
A COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EM E-MAILS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL
Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira
PDF (Portugués)
IMPACTO DOS CURSOS INTRODUTÓRIOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA
Miguel Leocádio de Sousa Neto, Giovana Delmondes Andrade, Antonio Evaldo Vieira de Góes Junior, Wesley Brito Bezerra, Marcos Antonio Tavares Lira
PDF (Portugués)
PRÁTICAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADAS NO COMBATE À EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UEFS
Cleyton Almeida Silva, Rosaria da Paixão Trindade
PDF (Portugués)
CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DO CRITÉRIO DE ESCOAMENTO DE VON MISES
André Luiz de Moraes Costa
PDF (Portugués)
ENSINO DE ESTRUTURAS TRELIÇADAS VIA COMPETIÇÃO DE PROTÓTIPO DE PONTE
Jefferson Rodrigues-Silva, Niltom Vieira Junior
PDF (Portugués)
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – PBL EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E URBANISMO EM UNIVERSIDADE DA FRANÇA: ESTUDO DE CASO
Elayne Christian Pereira Martins, Alberto Casado Lordsleem JR., Paula Gabriele Vieira Pedrosa
PDF (Portugués)
PROJETO DE EQUIPAMENTO PARA O ENSINO DE BOCAIS E ORIFÍCIOS EM LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
Anna Paula Rodrigues Abreu, Liliane Frosini Armelin
PDF (Portugués)
PROPOSTA DE ENSINO DE CLIMATIZAÇÃO E VENTILAÇÃO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Manoel Policiano Tortolino da Silva, Yipsy Roque Benito, Carlos Renato Pagotto
PDF (Portugués)
ANÁLISE DE INVESTIGAÇÕES SOBRE TEMAS DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE ENGENHARIA (ABENGE)
Ederson Carlos Gomes, Michel Corci Batista, Polônia Altoé Fusinato
PDF (Portugués)
ENSINO DE PROCESSOS DE SOLDAGEM POR MEIO DE REALIDADE AUMENTADA
Lucia Helena Guimarães Cardoso, José Roberto Pereira
PDF (Portugués)
DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NO PROJETO ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFVJM: UMA ANÁLISE NA VISÃO DE SEUS EGRESSOS
Amanda Souza Félix, Luísa Mapeli Veríssimo, Lucas Franco Ferreira, Anamaria de Oliveira Cardoso
PDF (Portugués)
ESTRATÉGIA MULTIRRECURSOS NO ENSINO EXPERIMENTAL EM UM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA: POSSIBILIDADES NO FRAMEWORK CURRICULAR E PROJETO DISCIPLINAR
Wilker Victor da Silva Azevêdo, Múcio D'Emery Alves Filho
PDF (Portugués)
EXPERIÊNCIAS ASSOCIADAS AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Marina Urano de Carvalho, Cira Souza Pitombo, Jorge Ubirajara Pedreira Junior, Felipe Lobo Umbelino de Souza
PDF (Portugués)
ESTUDO DE CASOS E O ENSINO DE ÉTICA NAS ENGENHARIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Pedro Bruno Silva Lemos, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva
PDF (Portugués)
ANÁLISE MULTIVARIADA NÃO PARAMÉTRICA DE PERFIL PSICOLÓGICO DE INGRESSANTES NO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS DA ESCOLA POLITÉCNICA/USP
Paulo Roberto Weingärtner Júnior, Vitor Ferreira Bindo, Natalia Piedemonte Antoniassi, Guilherme Frederico Bernardo Lenz e Silva
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Português
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo