GEU: PLATAFORMA ACADÊMICA PARA ENSINO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO

Autores

  • Daniel Diniz Santana Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
  • Reiner Requião Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
  • Raony Maia Fontes Universidade Federal da Bahia
  • Márcio André Fernandes Martins Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
  • Ricardo de Araújo Kalid Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Software incerteza, metrologia, plataforma acadêmica.

Resumo

Ferramentas computacionais podem auxiliar os alunos dos cursos de engenharia e outros a compreender os conceitos metrológicos e estatísticos e facilitar aos educadores a aplicação de diversos estudos de caso que possibilitam a reflexão sobre o tema. Este artigo apresenta uma plataforma online e gratuita para avaliação da incerteza de medição, o GEU-web, na qual estão implementados os métodos reconhecidos internacionalmente para essa tarefa, estabelecidos no Guia para a Expressão da Incerteza de Medição (GUM) e seus suplementos. Através de uma interface gráfica amigável, o usuário possui a opção de comparar os resultados obtidos entre os métodos supracitados, permitindo-lhe uma melhor reflexão e compreensão de cada aspecto envolvido. Estudos de caso são apresentados para demonstrar as funcionalidades da ferramenta.

Biografia do Autor

  • Daniel Diniz Santana, Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em Engenharia Química pela UFBA, em 2011, mestrado pelo PEI-UFBA, em 2014. Estudante de doutorado pelo PEI-UFBA. Desenvolve projetos na área de estatística e controle de processos.
  • Reiner Requião, Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em Engenharia Química pela UFBA, em 2010, mestrado pelo PEI-UFBA, em 2012. Estudante de doutorado pelo PEI-UFBA. Desenvolve projetos na área de estatística e controle de processos
  • Raony Maia Fontes, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em engenharia química pela UFBA, em 2010, mestrado pelo PEI-UFBA, em 2012. Atua na graduação do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFBA desde 2016. Tem experiência nas áreas: Identificação de modelos, Lógica Fuzzy, Controle de Processos e Incerteza de Medição.
  • Márcio André Fernandes Martins, Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia
    Graduado em engenharia química pela UFBA, em 2008, mestrado em Engenharia Industrial pela UFBA, em 2010, doutorado em Engenharia Química pela USP, em 2014. Ele mantém a posição de professor da Escola Politécnica da UFBA e dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e em Mecatrônica. Seus esforços de pesquisa concentram-se na área de controle de processos e automação de sistemas.
  • Ricardo de Araújo Kalid, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Possui graduação (1988) e mestrado (1991) em Engenharia Química pela Escola Politécnica da UFBA e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo. É pesquisador emérito do CNPq e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Química e Industrial, com ênfase em processos industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: estimativa da incerteza de medição, modelagem, controle, simulação e otimização técnico-econômica-ambiental de processos.

Downloads

Publicado

2018-08-30