ANÁLISE CRÍTICA DE DISCIPLINA EM CURSOS DE ENGENHARIA COM VIÉS INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Lubianka Ferrari Russo Rossi Universidade Federal do ABC
  • Lubianka Ferrari Russo Rossi Universidade Federal do ABC/ Pesquisadora Colaboradora
  • João Manoel Losada Moreira Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília, um mestrado especial pelo Instituto Militar de Engenharia, e mestrado e doutorado pela Universidade de Michigan, em engenharia nuclear. Atualmente é professor titular na Universidade Federal do ABC, onde já foi diretor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Programa de Pós-graduação em Energia e membro do Conselho Universitário. Possui interesse em planejamento energético, sustentabilidade do setor de energia, resíduos radioativos, descomissionamento de centrais nucleares, núcleo e combustível de reatores nucleares, licenciamento nuclear e ambiental, sistemas industriais de geração de energia, energias renováveis e aproveitamento energético de metano em aterros sanitários.

Palavras-chave:

Educação superior, ensino de engenharias, interdisciplinaridade, energia nuclear.

Resumo

O presente trabalho faz uma análise crítica da disciplina “Resíduos Nucleares” ofertada aos alunos dos cursos de engenharia de energia e de engenharia ambiental e urbana dentro do modelo interdisciplinar da Universidade Federal do ABC.  Os alunos constituem um grupo heterogêneo quanto à formação básica, aspirações e interesses profissionais. O objetivo deste trabalho é propor alterações nesta disciplina visando atender o alunado dos dois cursos de engenharia e imprimir um viés interdisciplinar. Os autores o iniciam o buscando parâmetros relativos à interdisciplinaridade que possam dirigir este estudo. A seguir consideram alternativas pedagógicas e métodos de aprendizagem apresentados na literatura. Questões específicas de ensino foram identificadas e discutidas.  A estratégia pedagógica adotada baseia-se em teorias construtivistas e pode ser generalizada para outros cursos com viés interdisciplinar. Seus principais pontos incluem estimular trabalho em grupo com alunos de formação pregressa distinta, fornecer uma visão histórica do desenvolvimento das disciplinas envolvidas e capacitar o docente para a mediação em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Lubianka Ferrari Russo Rossi, Universidade Federal do ABC
    É licenciada em física pela UNIFEV, mestre em astrofísica pelo ITA e doutora em engenharia nuclear pelo IPEN/USP. Atualmente encontra-se em fase de admissão em pos - doutorado na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, no Centro de Negenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.
  • Lubianka Ferrari Russo Rossi, Universidade Federal do ABC/ Pesquisadora Colaboradora
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Centro Universitário de Votuporanga, mestrado em Astrofísica Nuclear, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica  e doutorado em Física de Reatores pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Atualmente é pós – doutoranda e pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do ABC e possui interesse em planejamento energético, engenharia nuclear, engenharia ambiental, metodologias de para o ensino superior e neurociência.
  • João Manoel Losada Moreira, Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília, um mestrado especial pelo Instituto Militar de Engenharia, e mestrado e doutorado pela Universidade de Michigan, em engenharia nuclear. Atualmente é professor titular na Universidade Federal do ABC, onde já foi diretor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, coordenador do Programa de Pós-graduação em Energia e membro do Conselho Universitário. Possui interesse em planejamento energético, sustentabilidade do setor de energia, resíduos radioativos, descomissionamento de centrais nucleares, núcleo e combustível de reatores nucleares, licenciamento nuclear e ambiental, sistemas industriais de geração de energia, energias renováveis e aproveitamento energético de metano em aterros sanitários.
    Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília, um mestrado especial pelo Instituto Militar de Engenharia, e mestrado e doutorado pela Universidade de Michigan, em engenharia nuclear. Atualmente é professor titular na Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2019-07-13