Aprendendo com aviões de papel: metodologias ativas no ensino em Engenharia de Produção
Palavras-chave:
Metodologia Ativa de Aprendizagem, Engenharia de Produção, Projeto de ExperimentosResumo
As práticas docentes adotadas interferem no processo e nos resultados de aprendizagem. Este artigo tem o objetivo de avaliar os resultados da implantação de aprendizado baseado em problemas e em projetos na disciplina de Projeto de Experimentos de um curso de Engenharia de Produção, em uma instituição de ensino superior pública. A investigação se valeu de um estudo de caso único, que aplicou ferramentas quantitativas e adotou como procedimento de coleta a pesquisa de levantamento. A dinâmica metodológica utilizada é descrita em detalhe, com ênfase em um conjunto de cinco problemas sequenciais e inter-relacionados coletivamente denominados de aprendendo com aviões de papel. O planejamento experimental sequencialmente implementado foi um projeto fatorial completo aleatorizado com 15 repetições e três fatores controláveis (tipo de papel, tamanho do papel e tipo de avião) oportunizou ilustrar a identificação do um ajuste ótimo para a situação não trivial, na presença de interação tripla significativos entre fatores na ANOVA. Em relação ao experimento, concluiu-se que o melhor ajuste é construir aviões que percorrem a maior distância linear é utilizar papel jornal, do tamanho A5 e o tipo de avião 3. As vantagens caracterizadas na literatura foram percebidas na avaliação do aprendizado realizada, destacando-se o grande percentual de frequência às aulas (92,1%), a alta avaliação do docente (9,59) e a nível de aprendizado similar às outras quatro ocorrências da disciplina em anos anteriores (nota média 8). Resultados positivos que envolvem um aprendizado institucional e estimulam o prosseguimento do uso de metodologias ativas em ocorrências futuras da disciplina.