DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ENSAIOS DE VIBRAÇÕES

Autores

  • Alexandre Medeiros Heirich
  • Bruno Victor Simão
  • Eduardo Breitenbach Camargo
  • Fabiano Cassol Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensaio de vibrações, Sistema massa-mola-amortecedor, Ressonância.

Resumo

Considerando o contexto em que diversas atividades envolvem o fenômeno de vibrações, direta ou indiretamente, e que muitas vezes esse fenômeno é de difícil compreensão, é de fundamental importância o desenvolvimento de atividades que propiciem seu estudo em equipamentos e estruturas mecânicas. O objetivo deste trabalho é desenvolver, através de uma pesquisa exploratória, os elementos funcionais de uma bancada didática que sirva como ferramenta de ensino no estudo de vibrações mecânicas, sendo capaz de auxiliar tanto na determinação da constante de rigidez (k) de uma mola quanto no coeficiente de amortecimento viscoso de um amortecedor (c); de simular variadas frequências com a finalidade de visualizar a reação de um sistema composto por massa e mola quando em ressonância, ajudando a identificar a frequência em que o fenômeno ocorre; de determinar o amortecedor ideal (Cc) para o sistema massa-mola em análise; e de identificar a taxa de transmissibilidade de deslocamento (Td) para um sistema composto por massa, mola e amortecedor quando excitado por uma força externa. Através dos resultados obtidos e do conceito proposto, desenvolveram-se os elementos funcionais de uma bancada didática que é capaz de executar os ensaios apontados. Também é válido citar que durante o desenvolvimento do trabalho é analisada e identificada a necessidade de experimentos práticos, possibilitando a comprovação de teorias, ocasionando em um maior aprendizado prático para estudantes de vibrações. Conclui-se que por mais que alguns dos fenômenos envolvendo o sistema massa-mola-amortecedor demonstrados pela bancada didática possam ser demonstrados através da solução de equações, um melhor conhecimento sobre o fenômeno é adquirido de forma prática, ficando, portanto, como principal contribuição deste trabalho a possibilidade de ilustrar experimentalmente os diversos conceitos envolvendo o fenômeno de vibrações.

 

Biografia do Autor

  • Fabiano Cassol, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), mestrado e doutorado em fenômenos de transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em fenômenos de transporte, nas seguintes áreas: transferência de calor, radiação térmica em meio participante e análise inversa. Atualmente é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, atuando na área de energias renováveis, sustentabilidade e aprendizagem de máquina.

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Publicado

2020-04-10