O ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Luiza Denardi Cesar UFPEL
  • Léa Cristina Lucas de Souza UFSCAR

Palavras-chave:

Educação em engenharia, engenharia sustentável, poluição ambiental.

Resumo

Este estudo tem por objetivo a construção de um instrumento para avaliar e inserir a eficiência energética em disciplinas de cursos de Engenharia Civil. O instrumento foi confeccionado a partir dos critérios adotados pelas certificações da construção sustentável no Brasil: Alta Qualidade Ambiental, Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações e Selo Casa Azul CAIXA. Foi realizada uma investigação da situação dos cursos de Engenharia Civil, por meio de informações coletadas na revisão das ementas ou conteúdos programáticos de disciplinas. Essa investigação incluiu a organização curricular estabelecida pela Resolução CNE/CES N. 11, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Engenharia. Os resultados revelam que há dificuldade de separação dos conteúdos das disciplinas quanto aos núcleos de conteúdos, podendo ser essa a razão para a carga horária média do núcleo de conteúdos básicos e profissionalizantes, nas periodicidades semestral e anual, ser maior do que a exigência das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para o núcleo de conteúdos específicos, no entanto, foi observado o contrário, nas duas periodicidades. Nesse caso, verificou-se dificuldade de separação de conteúdos em conformidade com o núcleo de conteúdos, e ainda o não aproveitamento, pelos cursos de Engenharia Civil, da possibilidade de flexibilização curricular permitida pelas referidas Diretrizes. O número reduzido de disciplinas que contemplam a eficiência energética remete a um indicativo de que as instituições de ensino não estão aproveitando a possibilidade de introdução de temas atuais importantes na formação do engenheiro, como é o caso da eficiência energética.

Biografia do Autor

  • Luiza Denardi Cesar, UFPEL

    Luiza Denardi Cesar: Graduação em Engenharia Civil pela UFSM (2008) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Construção Civil da UFSCar (2011). Atua como técnico administrativo em educação – Engenheiro Civil na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

     

  • Léa Cristina Lucas de Souza, UFSCAR
    Léa Cristina Lucas de Souza: Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos a partir de agosto de 2009, Livre-Docente em Conforto Ambiental pela UNESP-Bauru (em 2006), foi Professor Adjunto da UNESP-Bauru até 2009, Pós-Doutorado na Universidade do Minho-Portugal (2002-2003), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC-USP (em 1996), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP (em 1990), Graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula-Rio de Janeiro (em 1984).

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Publicado

2014-02-19

Edição

Seção

Artigos