EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS NA ENGENHARIA

Autores

  • Flávio Kieckow URI - Campus de Santo Ângelo

Palavras-chave:

Mecânica dos Materiais, Aprendizagem significativa, Ensino de engenharia, Aulas práticas

Resumo

No ensino de Mecânica dos Sólidos nos cursos de graduação em Engenharia, tradicionalmente os conteúdos são trabalhados teoricamente, com o uso de listas de exercícios, o que torna maçante a disciplina e favorece a aprendizagem mecânica. Nesta área pouco se utiliza materiais didáticos ou aulas com metodologias ativas. Tendo em vista uma aprendizagem significativa dos acadêmicos de engenharia, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um produto educacional para atividades experimentais na disciplina de Mecânica dos Sólidos de modo a favorecer o uso de metodologias ativas na abordagem deste conteúdo. Neste artigo é apresentada uma breve base teórica, o desenvolvimento do produto educacional, sua construção e validação, e as considerações sobre o potencial didático/experimental do mesmo aplicado ao ensino de engenharia

Biografia do Autor

  • Flávio Kieckow, URI - Campus de Santo Ângelo

    Departamento de Engenharia e Ciência da Computação

    Área de atuação em Ciência dos Materiais e Ensino de Engenharia

Downloads

Publicado

2021-08-02