SISTEMA INTERATIVO PARA ENSINO DE PROJETO DE COLUNA DE PRODUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO – TWELL

Autores

  • João Paulo Lima Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Lucas Pereira de Gouveia Universidade Federal de Alagoas
  • André Felipe Reis de Araújo Vitorino Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Clara Almeida Souza Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Aplicação web, completação de poços, dimensionamento de estruturas, tubing.

Resumo

Um sistema web no qual se possa reunir diversas aplicações voltadas para Engenharia de Petróleo mostra-se como uma grande inovação tecnológica e acadêmica, permitindo uma interação dos usuários com projetos-base previamente vistos em sala de aula. É através dessas motivações que o sistema SAEP (Sistema de Aplicações de Engenharia de Petróleo) vem sendo desenvolvido. O SAEP permite reunir as aplicações em quatro grandes áreas de Engenharia do Petróleo: Offshore, Poço, Economia e Reservatório. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta didática de ensino voltada para projeto de coluna de produção de poços de petróleo, denominado Tubing Well (TWELL), cuja implementação requer uso do framework Django com linguagem computacional Python. O software possibilita a comparação de carregamentos aplicados durante a vida útil da estrutura com as resistências indicadas pela qualidade do tubo. Para tanto, o TWELL se baseia em formulações e cardápio de dados presentes em conceituadas publicações internacionais para que possa auxiliar o meio acadêmico e a indústria. Os alunos podem ter acesso ao sistema TWELL em sala de aula ou em qualquer ambiente externo, podendo inclusive ter acesso a partir de smartphones, o que torna a ferramenta extremamente versátil para uso acadêmico.

Biografia do Autor

  • João Paulo Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atuou como Pesquisador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2009-2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Pesquisador do LCCV/UFAL. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de poço, métodos numéricos e propriedade industrial.

  • Lucas Pereira de Gouveia, Universidade Federal de Alagoas
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Alagoas na área de concentração Estruturas (2014). Atualmente é Professor Assistente, lotado no Centro de Tecnologia, da Universidade Federal de Alagoas. É pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV/UFAL). Possui experiência com aplicações de Confiabilidade Estrutural em revestimentos de poços de petróleo e com métodos numéricos de simulação (FEM e DEM).
  • André Felipe Reis de Araújo Vitorino, Universidade Federal de Alagoas
    Engenheiro de Petróleo formado pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência profissional na área de Engenharia Petróleo, com ênfase em engenharia de poço, instrumentação e controle.
  • Maria Clara Almeida Souza, Universidade Federal de Alagoas
    Maria Clara Almeida Souza é discente do curso de Engenheiria de Petróleo pela Universidade Federal de Alagoas e bolsista do Laboratório de Computação Científica e Visualização LCCV/UFAL.

Downloads

Publicado

2020-04-23