GESTÃO DO CONHECIMENTO ENTRE OS ATORES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Lucio Abimael Castillo Medrano Universidade Federal de Uberlândia
  • Luís Fernando Magnanini de Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabela Souza Toniello Universidade Federal de Uberlândia
  • João Pedro Bruno Sandrini Universidade Federal de Uberlândia
  • Betânia Carlota Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Francisco de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Índice de reprovação, Gestão do conhecimento, Fatores críticos de sucesso

Resumo

A reprovação no ensino superior tem sido considerada fator preponderante para a retenção e evasão de discentes no Brasil, gerando consequências no curto, médio e longo prazo em todo o sistema educacional. A falta de interesse do discente, deficientes métodos de ensino para aprendizagem, lacunas de conhecimento entre o ensino médio e superior, fatores tácitos relacionados com o psicológico e emocional tanto do aluno quanto do docente, dentre outros, tem sido apontadas como possíveis causas. O presente trabalho propõe a implementação da gestão do conhecimento entre os atores de um curso de graduação visando a redução do índice de reprovação nas disciplinas alvo. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários direcionados aos atores diretamente envolvidos nas disciplinas alvo: discentes, docentes e coordenação. Como resultado destacam-se a implementação do ciclo do conhecimento e a explicitação de fatores críticos de sucesso e insucesso para aproveitamento nas respectivas disciplinas. Sugere-se o desenvolvimento constante de práticas de gestão do conhecimento no ecossistema dos cursos de graduação para a redução dos índices de reprovação.

Biografia do Autor

  • Lucio Abimael Castillo Medrano, Universidade Federal de Uberlândia
    Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Nacional de San Agustín (2006), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas Complexos, Gestão do Conhecimento e Modelagem Organizacional. Revisor Ad-hoc da Revista Knowledge Management Research and Practice e do Simpósio de Engenharia de Produção.
  • Luís Fernando Magnanini de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia
    Possui graduação em Engenharia Física (2009), com mestrado (2012) e doutorado (2016) em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi cofundador da Liga de Gestão Econômica (LIGE – UFU), coordenador do grupo de extensão Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Ituiutaba – MG e presidente nacional do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produto (IGDP) no biênio 2020-2021.  Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento de Produtos e educação para engenharia.
  • Isabela Souza Toniello, Universidade Federal de Uberlândia
    Discente em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Uberlândia (2020), bolsista do programa Prossiga com o projeto gestão do conhecimento entre atores do curso de graduação (2018), estagiaria na área de Service Marketing na empresa Siemens Healthineers (2020).
  • João Pedro Bruno Sandrini, Universidade Federal de Uberlândia

    Discente em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Uberlândia (2020), monitor da disciplina Física 1 (2016), bolsista do programa Prossiga com o projeto gestão do conhecimento entre atores do curso de graduação (2018), analista de gestão da qualidade na North Trade Certificação e Intermediação de Negócios Ltda. (2019).

  • Betânia Carlota Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia
    Discente em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Uberlândia (2020), bolsista do pr ograma Pr ossiga com o  projeto gestão do conhecimento entre atores do curso de graduação (2018), estagiaria de produtividade em uma multinacional do setor alimentício (2020).
  • Guilherme Francisco de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia
    Discente em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Uberlândia (2020), bolsista do programa Prossiga com o projeto gestão do conhecimento entre atores do curso de graduação (2018).

Downloads

Publicado

2021-12-08