UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE AMPLIFICADORES ELETRÔNICOS

Autores

  • Francisco José Arnold Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco Antônio Ramos Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Classe B, Circuitos equivalentes, Transdutores, Piezelétrico

Resumo

A eletrônica analógica é um tema mandatório nas grades curriculares de diversos cursos de engenharia. As características dessa disciplina facilitam a proposição de trabalhos que integrem conhecimentos de outras áreas, o que é desejável neste momento de inserção de novas metodologias de ensino. Este trabalho propõe uma atividade de estudo do desempenho de amplificadores classe B que acionam um transdutor piezelétrico. As variações das propriedades físicas do transdutor modificam a carga do amplificador. Essas modificações introduzem componentes reativas que afetam o balanço de potências no amplificador. Os resultados mostram que a fase do sinal de saída produz diminuição de eficiência e aumento da potência dissipadas nos transistores. A abordagem ao tema feita neste trabalho não é encontrada nos livros didáticos de eletrônica analógica e pode ser empregada em atividades conjuntas de disciplinas nos cursos de engenharia.

Biografia do Autor

  • Francisco José Arnold, Universidade Estadual de Campinas
    Francisco J. Arnold é doutor em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, vinculado a Divisão de Telecomunicações.
  • Francisco Antônio Ramos, Universidade Estadual de Campinas
    Possui graduação em Engenharia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (2009). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica. Possui especialização em Mecatrônica - Unicamp (2016). Atualmente é mestrando no Programa de Mestrado em Tecnologia da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-12-08