INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA ENGENHARIA ATRAVÉS DA MOSTRA POLI

Autores

  • Alberto Casado Lordsleem Jr. Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
  • Hiran Ferreira Lira Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
  • Roberta Andrade de Araújo Fagundes Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
  • José Roberto de Souza Cavalcanti Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica

Palavras-chave:

Extensão, evento, mostra poli, engenharia

Resumo

A extensão universitária é um dos pilares da educação superior brasileira, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Os eventos de extensão são atividades voltadas à disseminação do conhecimento técnico-científico, constituindo-se uma importante ferramenta de integração. Nesse contexto, a Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco promove a Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação (MOSTRA POLI). A avaliação é uma das mais importantes etapas do evento, pois permite conhecer e melhor utilizar os pontos fortes e eliminar ou adequar os pontos fracos. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar a avaliação da MOSTRA POLI do ano de 2020 sob o ponto de vista dos participantes autores de trabalhos, comitê científico e comitê organizador. A metodologia contemplou o desenvolvimento do questionário de avaliação, a descrição das atividades de implantação e a análise dos resultados sobre a apreciação da MOSTRA POLI 2020. Os achados permitiram concluir que as principais oportunidades de melhoria correspondem ao aumento de prazo para a submissão e a avaliação dos trabalhos; enquanto, os principais destaques foram as participações discente e docente e a publicação de anais com ISSN. Como contribuição, salienta-se a disseminação do conhecimento promovendo um ambiente colaborativo entre os participantes do evento, contribuindo ainda para o aprimoramento e novas iniciativas de ações análogas.

Biografia do Autor

  • Alberto Casado Lordsleem Jr., Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica

    Departamento: Engenharia Civil

    Área: Construção Civil

  • Hiran Ferreira Lira, Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
    Departamento: Básico
    Área: Desenho
  • Roberta Andrade de Araújo Fagundes, Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
    Departamento: Engenharia da Computação
    Área: Computação
  • José Roberto de Souza Cavalcanti, Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica
    Departamento: Básico
    Área: Matemática

Downloads

Publicado

2021-12-08