APLICAÇÃO DA PLATAFORMA TINKERCAD – CIRCUITS PARA O ENSINO DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO EM CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

  • Thiago Victor Albquerque de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Romulo do Nascimento Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Maria Alexsandra de Sousa Rios Universidade Federal do Ceará
  • Roberto de Araújo Bezerra Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Instrumentação, Ensino de Engenharia, Tinkercad

Resumo

Com o advento do isolamento social causado pela pandemia COVID-19, o campo educacional sofreu um dos maiores impactos, principalmente no ensino de disciplinas que necessitam de atividades práticas, tendo-se como exemplo Instrumentação. Por consequência, a educação teve que utilizar ainda mais os recursos virtuais no processo de ensino e aprendizagem. Um desses recursos é a plataforma Tinkercad, que é gratuita e reúne ferramentas, como modelagem 3D, simulação de circuitos e programação. Com isso, este trabalho tem o propósito de apresentar uma metodologia de ensino da disciplina de Instrumentação para alunos do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará (UFC) frente à pandemia. Para atingir esse objetivo, foram criados projetos de instrumentação eletrônica utilizando a ferramenta Tinkercad – Circuits. Inicialmente, definiu-se quais assuntos seriam abordados com base na ementa da disciplina e priorizados conforme as limitações da plataforma e dificuldades técnicas. Dessa forma, decidiu-se criar 6 manuais, os quais serviram para apresentar roteiros de experimentação divididos nos seguintes tópicos: descrição do projeto, montagem do circuito, programação e comentários gerais. Para finalizar, conclui-se que o objetivo principal foi atingido, pois foram criados 22 projetos eletrônicos aplicados à disciplina de instrumentação.

Biografia do Autor

  • Thiago Victor Albquerque de Freitas, Universidade Federal do Ceará
    Estustante de graduação em Engenheiro Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2020. Bolsista no Laboratório de Vibrações.
  • Romulo do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (2013) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Università di Pisa (Unipi), Pisa, Itália (2017). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Tribologia, Vibrações, Análise de Sinais Vibratórios e Elementos Finitos.
  • Maria Alexsandra de Sousa Rios, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação (2001) e mestrado (2004) em Engenharia Química e doutorado (2008) em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto, classe C, Nível 2 da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Engenharia Mecânica. Em pesquisa tem atuado nos temas: Produção e caracterização de combustíveis derivados da biomassa; Desenvolvimento de bioprodutos; Ensaios de performance de aditivos, lubrificantes e biocombustíveis; Projetos de equipamentos de bancada para ensaios de combustíveis e lubrificantes; Análise térmica e oxidação e Análise Exergética da produção de biodiesel em escala de bancada, com ênfase em Sustentabilidade, Tecnologias Limpas e Inovação.
  • Roberto de Araújo Bezerra, Universidade Federal do Ceará
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1990), fez o Mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica de Uberlândia, Minas Gerais (1996) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp, São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Elementos de Máquinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismos, Vibrações, Análise de Sinais Vibratórios e Manutenção Preditiva.

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Publicado

2023-04-24