EXPERIÊNCIAS ASSOCIADAS AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Marina Urano de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Cira Souza Pitombo Universidade de São Paulo
  • Jorge Ubirajara Pedreira Junior Universidade de São Paulo
  • Felipe Lobo Umbelino de Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino sob medida, Gamificação, COVID-19, Pós-graduação, Engenharia, Kahoot

Resumo

A pandemia de COVID-19 causou importantes e repentinas mudanças ao redor do mundo. No âmbito educacional, o ensino presencial tradicional foi substituído, onde foi possível, pelo ensino remoto emergencial. Além da imprevisibilidade e da falta de recursos envolvendo essa transição, problemas como a falta de engajamento dos alunos surgem como consequências inevitáveis do período de incertezas e ansiedade causadas pela pandemia de COVID-19. Este artigo relata a experiência com a aplicação das metodologias ativas de aprendizagem Ensino sob Medida e gamificação durante o período de ensino remoto emergencial para turmas de pós-graduação em Engenharia de Transportes. Para analisar a eficácia dessas metodologias e a importância das aulas remotas, testes estatísticos para dados pareados foram realizados. Além disso, uma pesquisa de opinião possibilitou uma análise qualitativa sobre as metodologias aplicadas. Os resultados permitiram concluir que a aplicação do Ensino sob Medida e da gamificação foram essenciais para o aprendizado efetivo e para a manutenção do foco e da rotina de estudos dos alunos durante o período de ensino remoto emergencial.

Downloads

Publicado

2022-09-05