OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E O PERFIL DO FUTURO DOCENTE EM FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino remoto, competências e habilidades docentes, aprendizagem colaborativa.Resumo
Neste trabalho analisamos o perfil do futuro docente, em formação durante a pandemia de COVID-19, e os desafios da prática da aprendizagem no ensino remoto. Para tal, foi elaborado um questionário aplicado a pós-graduandos em engenharia, cursando a disciplina de didática e prática do ensino em engenharia, em um campus de uma renomada universidade pública, a fim de analisar o perfil do futuro docente que está sendo formado, no atual cenário de transformação na prática do ensino pós-pandemia. O resultado obtido evidencia que 63,6% da sala se identifica pessoalmente com modelos ativos de ensino, e 54,5% alegou ter tido dificuldades com a transição para o ensino remoto. A pesquisa também mostrou que cerca de 66,7% prefere utilizar metodologias ativas para ensinar e acredita que estas podem ser melhor exploradas no ensino remoto.Downloads
Publicado
2022-06-19
Edição
Seção
Artigos