COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO VERBAL DOS ENGENHEIROS: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Márcia Maria Alves Alcântara Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Engenharia, competências, comunicação verbal, podcast, ensino e aprendizagem

Resumo

A sociedade moderna tem exigido dos engenheiros competências transversais que vão além do conhecimento teórico, a comunicação é certamente uma das competências mais exigidas na atualidade. Nesse sentido, destaca-se a comunicação por meio digital, que teve seu uso potencializado pela pandemia do Covid 19. A pandemia também aumentou a necessidade de empregar tecnologias na educação e o podcast se apresenta como um recurso potencial na área acadêmica. Este relatório pedagógico tem como objetivo propor a aplicação de uma atividade utilizando o podcast a ser utilizado no ensino superior no curso de graduação em engenharia civil, para desenvolver a competência de comunicação verbal em meios digitais, bem como a criatividade e colaboração entre os alunos. A teoria da aprendizagem por descoberta de Bruner, a Taxonomia de Bloom adaptada para a era digital e a percepção humanista de Paulo Freire foram utilizadas como referencial teórico, além de estudos que relatam o uso de podcasts na educação. O estudo teve como objetivo definir uma metodologia eficaz para aplicar a tecnologia podcast no contexto do ensino, visando desenvolver a competência de comunicação verbal em mídia digital para engenheiros. Os resultados esperados são positivos para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem ativa do aluno. A principal contribuição do trabalho foi propor o uso da ferramenta de tecnologia da informação e comunicação em consonância com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de engenharia, desenvolvendo a comunicação verbal indispensável para o profissional de hoje.

Biografia do Autor

  • Márcia Maria Alves Alcântara, Universidade Federal do Paraná
    Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Pós-Graduada em Docência Universitária. Atualmente é Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2022. Possui 20 anos de experiência no setor da construção civil. Tem interesse em temas relacionados a gestão na construção, desempenho de edificações, sustentabilidade, e ensino e aprendizagem em engenharia civil com metodoloias ativas.

Downloads

Publicado

2023-04-24