METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIAS (ABEX)
Palavras-chave:
engenharia de produção, aprendizagem por competências, aprendizagem baseada em experiências.Resumo
As metodologias ativas tem sido aplicadas por Instituições de Ensino Superior (IES) como forma de inovar no ensino e atender a uma nova proposta para os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e suprir algumas lacunas identificadas no ensino das engenharias. Neste sentido, este estudo, visa apresentar a metodologia de ensino ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências) no curso de Engenharia de Produção, a estrutura pensada da matriz para uma formação por competências. Trata-se de uma pesquisa básica de caráter descritivo que visa apresentar a estrutura do curso de Engenharia de Produção e como objetiva formar profissionais pautado em competências, habilidade e atitudes conforme demanda de mercado. Como resultado, é possível identificar a transversalidade da matriz e a multidisciplinariedade no curso e como a disciplina de ABEx, proporciona experiências, conhecimentos, habilidades e atitudes de um futuro profissional em Engenharia de Produção, que desde o primeiro período do curso, pode trocar experiencias em um ambiente profissional, com profissionais, em uma situação real. A matriz curricular reformulada e as aulas sendo executadas com diferentes metodologias de ensino. E por fim, professores sendo capacitados pela IES, que oferece uma especialização em metodologias ativas.