PRÁTICAS DE ENGENHARIA – AMBIENTE DE FORMAÇÃO INOVADORA POR COMPETÊNCIAS

Autores

  • Marcos Pereira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Paula Suemy Arruda Michima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Fernanda Ribeiro de Araujo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Engenharias, Competências Genéricas, Educação em Engenharia, Inovação Educacional

Resumo

A revolução tecnológica em curso no século XXI alterou o ambiente de trabalho trazendo novas exigências de adaptação e de inovação. Interações entre universidades e empresas são ainda mais necessárias frente aos desafios dos negócios, nacionais e mundiais. A sociedade brasileira, por sua vez, também exige maior interação com as universidades. Em atendimento às Novas Diretrizes Curriculares para cursos de Engenharia do Brasil, o programa Práticas de Engenharia, de um curso de engenharia de uma universidade pública do Nordeste do Brasil, volta-se à promoção do desenvolvimento de competências específicas da engenharia e de competências genéricas, aquelas transversais e transferíveis a diferentes contextos. Aspectos metodológicos da implantação desse programa de formação por competências são apresentados ao lado da descrição do projeto em seu desenvolvimento, acompanhamento, avaliação e mensuração das competências avaliadas.

Biografia do Autor

  • Marcos Pereira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
    Dr Marcos Pereira é graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1989), graduação em Tecnologia de Soldagem pela Faculdade de Tecnologia de Sao Paulo (1989), mestrado em Mestrado Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP (1992) e doutorado em Naval Archtecture and Ocean Engineering - University Of Tokyo (1995). Possui mais de 15 anos de experiência internacional provendo soluções de engenharia e desenvolvimento tecnológico para empresas com ênfase em soldagem e integridade de Estruturas Navais e Oceânicas, Dutos, Risers, Equipamentos de Pressão e Estruturas Soldadas, trabalhando em países como: Japão, Reino Unido, Europa, EUA, Brasil, México, Argentina, China, Coréia do Sul, Malásia, dentre outros. Foi Gerente Regional para America Latina do TWI Ltd. (UK), Diretor Executivo do TWI Brasil Ltda., Gerente do Centro de Tecnologia SENAI/RJ Solda (CTS Solda), e consultor senior do ITEP/OS. Atualmente é professor concursado da UFPE no Departamento de Engenharia Mecânica, curso de Engenharia Naval, e membro do Instituto Nacional em União e Revestimento de Materiais (INTM)
  • Paula Suemy Arruda Michima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
    Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.Possui grau duplo de mestrado em Engenharia Espacial e Oceânica pela Yokohama National University, YNU (Japão, 2007) e em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (Brasil, 2007). Graduada em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (2003). Atuou como Pesquisadora Visitante com bolsa da Petrobras no Programa de Formação de Recursos Humanos ligado ao tema de Tecnologia de Construção Naval. Atualmente docente do curso de Graduação em Engenharia Naval da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco - Recife), onde leciona Hidrodinâmica do Navio. Atua também como coordenadora de estágios do curso de graduação. É também como Professora Colaboradora da empresa júnior de engenharia naval, Nautilus Consultoria. Leciona kaizen e 5S no Semestre Internacional do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e é curadora de Japão no Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA) da UFPE.
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
    Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro é psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos (1973-1977), com mestrado em Psicologia Social (1977-1984) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), doutorado (1994-1999) e pós-doutorado (2001-2003) em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Livre Docência em 'Saúde e desenvolvimento humano - interações ambientais' (2021), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (UNIFESP-BS) desde 2006, tendo lecionado no curso de Psicologia e atualmente docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar) do Instituto do Mar. Coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/UNIFESP-BS), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, voltado a trabalhos sob vértices da Psicologia Positiva e da Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano, realizando pesquisas sobre estudantes universitários, funcionamento adaptativo e problemas psicológicos, adoecimento crônico, competências profissionais genéricas, e percepção ambiental e de biodiversidade. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (LISTA), e orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Tem experiência nas áreas de supervisão em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico, e em Bioética. Coordena o Grupo de Trabalho "Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). É presidente do Conselho Técnico do Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP- Santos). Coordena o Convênio da UNIFESP com a Universidade da Corunha.
  • Fernanda Ribeiro de Araujo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
    Psicóloga, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP, no qual desenvolveu dissertação sobre agressividade em crianças. Pertence à equipe do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH) e do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais. (L:I.S.TA.), ambos da UNIFESP, tendo participado de pesquisas sobre percepção ambiental, comportamento pró-ecológico e saúde mental de adultos com utilização de instrumentos ASEBA. Também participa do Grupo de Pesquisa nas Indústrias de Cruzeiros Marítimos e Fluviais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP, no qual desenvolve projeto sobre competências profissionais genéricas (recursos em adultos)

Downloads

Publicado

2023-08-09