DAS PATENTES À ANÁLISE TEÓRICO-EMPÍRICA SOBRE TOPOLOGIA ELÉTRICA DE CIRCUITOS: SUPORTE A NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO TÉCNICO E DE ENGENHARIA

Autores

  • Wilker Victor da Silva Azevêdo IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Palavras-chave:

Circuitos Elétricos, Associação de Resistores, Topologia, Ensino.

Resumo

O artigo discute a construção de conhecimentos sobre Circuitos Elétricos enfatizando diagramas, ligações, associações e tecnologias, percorrendo historicidade dos elementos icônicos e vocabulares, avaliando dificuldades aprendizagem. Aspectos teóricos e empíricos são destacados, expondo influenciadores às noções sobre seriação e paralelismo. Discute-se a formação de elementos simbólicos na academia e em patentes, expondo confusões conceituais e apropriações simbólicas. Concepções são investigadas, assim como equivalências topológicas e situações interpretativas. O raciocínio morfológico, o contexto discursivo e o icônico na formação técnica e de engenharia são avaliados, revelando a necessidade de um conjunto significativo mais heterogêneo nas abordagens teórico-experimentais. Orientações são alocadas à docência em combate à homogeneidade de diagramas, enfatizando conceitos auxiliares e fundantes. A divergência entre modelos intuitivos e aqueles formalmente admitidos, os quais resultam em concepções não científicas, podem comprometer a apropriação da topológica elétrica pelos estudantes.

Biografia do Autor

  • Wilker Victor da Silva Azevêdo, IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
    Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é doutorando do Programa de Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.Tem experiência nas áreas de transmissão e distribuição de energia elétrica, exercendo atividades em estudos de planejamento em sistemas de potência e eficiência energética. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), onde exerceu a função de Diretor de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão, tendo atuado ainda como Diretor de Ensino e chefe da Divisão de Ensino nesta instituição. Tem realizado pesquisas e atividades extensionistas, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Circuitos Elétricos, Energias Renováveis e Geração Distribuída, Educação em Engenharia, Transitórios Eletromagnéticos, Transmissão de Energia, Tensão de Restabelecimento Transitória (TRT), Educação Tecnológica, Aprendizagem Baseada em Projetos, Eficiência Energética.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-05