O USO DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS

Autores

  • João Bosco Laudares
  • Jonas Lachini

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v24i1.208

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada por professores de matemática da PUC Minas junto aos professores de disciplinas técnicas, através de formulários e entrevistas, quando se objetivou questionar o quê (conteúdo) e como (didática) do tratamento de matemática na parte profissionalizante do currículo. Como suporte teórico de análise, partiu-se de um modelo explicativo da prática pedagógica considerado em duas dimensões: base instrucionista do fazer e instauração do método de estudo pela pesquisa. O resultado da pesquisa aponta para uma nova postura metodológica para o processo ensino/aprendizagem da matemática no trabalho com atividades investigativas baseado na compreensão dos conceitos. Emergem os enfoques da linguagem matemática na interpretação dos fenômenos, do tratamento interdisciplinar e conceitual em relação ao operacional algébrico.

Downloads

Publicado

2008-07-27

Edição

Seção

Artigos