RECICLATIVA: RESÍDUOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS
Palabras clave:
sustentabilidade, reciclagem de eletrônicos, ensino prático, economia circular, impacto socialResumen
Este trabalho apresenta o projeto ReciclAtiva, desenvolvido com estudantes de Engenharia Elétrica, cujo propósito é integrar sustentabilidade e aprendizagem prática por meio do reaproveitamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). A atividade, baseada em aprendizagem por projeto (ABP) e com caráter extensionista, envolveu etapas de coleta, triagem e desmontagem de componentes eletrônicos, seguidas da construção de protótipos funcionais, posteriormente doados a escolas públicas. O processo buscou desenvolver competências técnicas e socioemocionais previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES nº 2/2019) (Brasil, 2019), promovendo a responsabilidade ambiental e o trabalho em equipe. A avaliação qualitativa se baseou em observações sistemáticas e relatos de alunos e professores, que indicaram avanços na compreensão de circuitos, na criatividade e no engajamento coletivo. O projeto se mostrou viável como estratégia interdisciplinar de ensino e extensão, fortalecendo a formação ética e técnica do futuro engenheiro eletricista e abrindo caminho para estudos quantitativos em trabalhos futuros.
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