AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL CATALÃO

Autores

  • Wellington Andrade Da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Antover Panazzolo Sarmento Universidade Federal de Goiás
  • Marcos Honorato Oliveira Universidade de Brasília
  • John Eloi Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Heber Martins Paula Universidade Federal de Goiás
  • Karlla Vieira Carmo Universidade Federal de Goiás
  • Daiana Ribas Machado Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Conhecimento, processo de ensino, mediador do ensino, educação tradicional.

Resumo

Grande parte das estratégias e procedimentos educacionais utilizados no ensino de engenharia ainda está apoiada em um modelo de educação tradicional, baseada nas figuras do professor detentor de saber e do aluno receptor passivo. Contudo, é perceptível que esse tem se mostrado insuficiente diante das atuais necessidades dos discentes e exigências da sociedade. Acredita-se que o professor tenha um papel relevante como mediador no processo de ensino-aprendizagem, a partir do momento em que prioriza a participação do aluno e gerencia suas expectativas e habilidades. Assim, com o intuito de refletir e de buscar alternativas que satisfaçam as necessidades atuais de ensino, a pesquisa realizada procurou identificar, por meio da análise das percepções de um grupo de discentes, o foco do método de ensino do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Biografia do Autor

  • Wellington Andrade Da Silva, Universidade Federal de Goiás

    Departamento de Engenharia Civil

    Área: Estruturas

  • Antover Panazzolo Sarmento, Universidade Federal de Goiás

    Departamento de Engenharia Civil

    Área: Recursos Hídricos e Saneamento

  • Marcos Honorato Oliveira, Universidade de Brasília

    Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

    Área: Estruturas

  • John Eloi Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Departamento de de Ciências Ambientais e Tecnológicas

    Área: Geotecnia

  • Heber Martins Paula, Universidade Federal de Goiás

    Departamento de Engenharia Civil

    Área: Recursos Hídricos e Saneamento

  • Karlla Vieira Carmo, Universidade Federal de Goiás

    Departamento de Ciências Biológicas

    Área: Ensino de Biologia

  • Daiana Ribas Machado, Universidade Federal de Goiás
    Discente do curso de graduação em Engenharia Civil

Downloads

Publicado

2016-07-17