PEDAGOGIA CONSTRUTIVISTA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA FLORESTAL, COM A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Autores

  • Otacílio Antunes Santana
  • José Imaña Encinas

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v26i2.235

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar uma turma com método de ensino tradicional e duas turmas aplicadas no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e comparar dados de presença, registro, notas e avaliação da turma. A mudança da disciplina Metodologia da Pesquisa Florestal no curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília para o sistema de ensino construtivista aumentou o número de registros e presença nas unidades de ensino, gerou uma menor média de dúvidas, e, conseqüentemente, aumentou a média das notas dos alunos. A maioria dos alunos concorda que o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas permitem uma construção do conhecimento e um melhor desenvolvimento da disciplina de Metodologia da Pesquisa Florestal.

Downloads

Publicado

2008-07-27

Edição

Seção

Artigos