O MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA VISÃO AMPLIADA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Autores

  • José Belo Torres Universidade Federal do Ceará
  • Angelita Mendes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Vieira Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mapas conceituais, aprendizagem significativa.

Resumo

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) trabalha com uma disciplina e, normalmente, os conhecimentos são interdisciplinares. Assim, este trabalho propõe um método de mapeamento de conhecimentos para que um AVA possa ser visualizado de forma mais ampla, integrando um conjunto de disciplinas. Para o mapeamento, foram utilizados os mapas conceituais (VEIGA, 2013), os quais facilitam a identificação dos conhecimentos a serem adquiridos e sua relação com outros conhecimentos. Tal visão distribuída dos conhecimentos promove tanto o uso de metodologias ativas como a personalização no processo de aprendizagem, favorecendo a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1963). O método foi aplicado em um estudo de caso, em uma disciplina de Engenharia. O resultado final é uma estrutura composta por várias disciplinas integradas à disciplina estudada.

Biografia do Autor

  • José Belo Torres, Universidade Federal do Ceará
    Atualmente sou professor Associado III do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará em 1984. Mestrado pela Universidade Federal da paraíba - Campina Grande em Computação, na área de Engenharia de Software e Banco de Dados. O doutorado em Engenharia de produção na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com pesquisa nas áreas de ensino de engenharia e gestão e engenharia do conhecimento.Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de processos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de processos, sistemas de informação, engenharia do produto, gestão de desenvolvimento de produtos e ensino em engenharia.
  • Angelita Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Visitante no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - UFSC – Araranguá. Licenciada em Letras - Lingua Italiana pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Linguística e Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação - pela Universidade de São Paulo (2009). Experiência nas modalidades de ensino presencial e a distância nas áreas de: Lingüística Aplicada - atuando principalmente com ensino de línguas, formação de professores, alfabetização e letramento e leitura; além de formação continuada e em serviço, educação por competências, avaliação educacional e institucional em larga escala, programas corporativos de sensibilização/aprimoramento da competência leitora.

  • Márcio Vieira Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (2), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Comunicação, Sociologia, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, sociologia, redes sociais, vídeo e democracia, mídias digitais, desenvolvimento sustentável e novas tecnologias da informação e da comunicação e cidadania, metodologia de pesquisa. Foi chefe de departamento do Curso de jornalismo da UNIVALI-SC, foi professor no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas da UNIVALI-SC. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde é um dos lideres do Grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da UFSC (CNPq) e atua no Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC-UFSC) e como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação PPGTIC-UFSC e professor no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2018-04-13