O MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA VISÃO AMPLIADA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mapas conceituais, aprendizagem significativa.Resumo
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) trabalha com uma disciplina e, normalmente, os conhecimentos são interdisciplinares. Assim, este trabalho propõe um método de mapeamento de conhecimentos para que um AVA possa ser visualizado de forma mais ampla, integrando um conjunto de disciplinas. Para o mapeamento, foram utilizados os mapas conceituais (VEIGA, 2013), os quais facilitam a identificação dos conhecimentos a serem adquiridos e sua relação com outros conhecimentos. Tal visão distribuída dos conhecimentos promove tanto o uso de metodologias ativas como a personalização no processo de aprendizagem, favorecendo a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1963). O método foi aplicado em um estudo de caso, em uma disciplina de Engenharia. O resultado final é uma estrutura composta por várias disciplinas integradas à disciplina estudada.