ANÁLISE CRÍTICA DE DISCIPLINA EM CURSOS DE ENGENHARIA COM VIÉS INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Educação superior, ensino de engenharias, interdisciplinaridade, energia nuclear.Resumo
O presente trabalho faz uma análise crítica da disciplina “Resíduos Nucleares” ofertada aos alunos dos cursos de engenharia de energia e de engenharia ambiental e urbana dentro do modelo interdisciplinar da Universidade Federal do ABC. Os alunos constituem um grupo heterogêneo quanto à formação básica, aspirações e interesses profissionais. O objetivo deste trabalho é propor alterações nesta disciplina visando atender o alunado dos dois cursos de engenharia e imprimir um viés interdisciplinar. Os autores o iniciam o buscando parâmetros relativos à interdisciplinaridade que possam dirigir este estudo. A seguir consideram alternativas pedagógicas e métodos de aprendizagem apresentados na literatura. Questões específicas de ensino foram identificadas e discutidas. A estratégia pedagógica adotada baseia-se em teorias construtivistas e pode ser generalizada para outros cursos com viés interdisciplinar. Seus principais pontos incluem estimular trabalho em grupo com alunos de formação pregressa distinta, fornecer uma visão histórica do desenvolvimento das disciplinas envolvidas e capacitar o docente para a mediação em sala de aula.