ALÉM DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ENGENHARIA QUÍMICA: MISTURANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM DE DIMENSIONAMENTO E AVALIAÇÃO DE GERADORES DE VAPOR

Autores

  • Kamila Colombo PUCPR
  • Fulvy Antonella Venturi Pereira PUCPR
  • Aline Cadena Von Bahten PUCPR
  • Roger Borges IFSC

Palavras-chave:

PjBL, metodologia ativa, engenharia, resultados de aprendizagem.

Resumo

Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL – Project Based Learning) é um método de ensino ativo, centrado no estudante, que se apresenta como uma abordagem adequada ao ensino de Engenharia, devido ao processo de autonomia na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades sociais e à resolução de projetos relacionados à vida real. Este artigo descreve a aplicação do PjBL em uma disciplina do curso de Engenhara Química, utilizando como complemento outras metodologias ativas com o objetivo de contemplar dois resultados de aprendizagem dando significância à aprendizagem. Foram descritas as estratégias utilizadas nas escolhas das metodologias e como elas complementaram o projeto proposto. Os resultados mostram uma melhoria qualitativa na aprendizagem dos estudantes e demonstra a responsabilidade e comprometimento dos estudantes com a proposta dada. O método PjBL apresentou-se como uma possibilidade viável no processo de ensino e aprendizagem de um gerador de vapor e é possível mesclar outras metodologias de forma a melhorar a efetividade da aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Kamila Colombo, PUCPR
    Bacharelado em Engenharia Química (FURB, 2011); mestrado em Engenharia Química (FURB, 2013); doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais (UFPR, 2017); professora auxiliar do curso de Engenharia Química e colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR.
  • Fulvy Antonella Venturi Pereira, PUCPR
    Bacharelado em Engenharia Química (PUCPR, 2009); mestrado em Engenharia Química (UFPR, 2011); doutorado em Engenharia Química (UFSC, 2015); professora adjunta do curso de Engenharia Química e colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR.
  • Aline Cadena Von Bahten, PUCPR
    Bacharelado em Medicina (PUCPR, 2007); pós-graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica do Professor Universitário (PUCPR, 2012), Mestrado em Cirurgia (PUCPR, 2013); professora assistente do curso de Medicina e coordenadora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR.
  • Roger Borges, IFSC
    Bacharelado e Licenciatura em Química (UTFPR, 2011); mestrado em Química Inorgânica (UFPR, 2013); doutorado em cotutela em Química Inorgânica (UFPR, 2018) e em Química de Materiais (Université Clermont-Auvergne – UCA, 2018); professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, campus São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2020-04-10