CONTEXTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E POLÍTICO DA ENGENHARIA NO BRASIL: DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XXI

Autores

  • Adriana Maria Tonini UFOP/CEFETMG

Palavras-chave:

Formação, engenharia, tecnologia, políticas públicas.

Resumo

No Brasil e no mundo, o progresso tecnológico e o crescimento econômico de um país dependem da formação em engenharia. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de investigações que alinhavem algumas interações entre essa área profissional e as políticas educacionais do ensino superior, em especial, dos cursos de engenharia. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o contexto histórico, econômico e político do curso de Engenharia, tentando explicar como este sempre esteve relacionado ao sistema de produção econômica do país e ao desenvolvimento geoeconômico e político que vem simultaneamente atrelado a novas perspectivas de formação nessa área.

Biografia do Autor

  • Adriana Maria Tonini, UFOP/CEFETMG

    Professora, Doutora, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Email:

    DPPG- Departamento de Pesquisa e Pós Graduação - Mestrado Em Educação Tecnológica

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Publicado

2014-02-19

Edição

Seção

Artigos