APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ELETRÔNICA ATRAVÉS DO PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM PEDAL DE GUITARRA
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, taxonomia de Bloom, alinhamento construtivo, eletrônica, pedal de guitarraResumo
Este artigo apresenta o projeto e a construção de um pedal de guitarra como linha condutora e objetivo geral para aprendizagem significativa em eletrônica utilizando dispositivos e componentes eletrônicos semicondutores. O objetivo geral é alcançado através de um alinhamento construtivo entre os objetivos intermediários claramente definidos, as atividades desenvolvidas e os sistemas de avaliação formativa e continuada adotado. O aluno percorre uma trilha de aprendizagem composta por seis etapas: sala de aula, projeto personalizado, simulação, testes na bancada, construção do protótipo e apresentação dos resultados. Como entregáveis e resultados mensuráveis temos um relatório escrito, a elaboração de um vídeo e a apresentação ao vivo. A trilha trabalha nos diversos níveis da taxonomia de Bloom, conferindo suporte ao aluno para desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e comportamentais (hardskills e sofskills). As inovações e desafios apresentados aos alunos durante sua jornada na trilha de aprendizagem permitem um maior engajamento e, simultaneamente, atendem o perfil e competências esperadas do egresso e estabelecidas pelas DCN das Engenharias.