PROJETO DE EXTENSÃO “ÁGUA LIMPA DA ORIGEM AO TRATAMENTO”: CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA APLICADA PELO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Conservação Hídrica, Sustentabilidade, Poluição dos Recursos Hídricos, InterdisciplinaridadeResumo
O Projeto Água Limpa foi desenvolvido com o objetivo de disseminar conhecimentos e promover a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e práticas sustentáveis em escolas e comunidades de São José dos Campos (SP). Integrando a comunidade acadêmica com a sociedade, o projeto realizou atividades educativas interdisciplinares em colaboração com instituições públicas, projetos acadêmicos e laboratórios universitários. As ações abordaram temáticas como poluição e conservação dos corpos hídricos, solo e ar, sustentabilidade, tratamento de água e práticas de reciclagem, utilizando metodologias dinâmicas para criar um impacto significativo nos alunos envolvidos. Este artigo detalha as atividades, parcerias e estratégias educacionais adotadas, além de discutir o impacto positivo observado no comportamento e conhecimento dos participantes. A inclusão de aulas práticas, como experimentos laboratoriais e construção de maquetes, aproximou os estudantes do ambiente universitário, promovendo uma experiência formativa e fomentando a universidade pública nos jovens. Os resultados indicam que a educação ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação ambiental.
Referências
ADEDEJI, O. E. et al.The role of education in water pollution prevention and conservation. British Journal of Applied Science and Technology, v. 6, n. 6, p. 635-643, 2015.
BOON, H. J. A comprehensive approach to water literacy in the context of climate change. Educ. Sci., v. 14, n. 6, p. 564, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 43, 26 abr. 2019.
CRISOSTIMO, A.; OBARA, V.; KOVALSKI, P. A educação ambiental na conservação dos recursos hídricos. Revista Realize, 2010.
MACHADO, T.; TERÁN, C. A educação ambiental como ferramenta na preservação dos recursos hídricos. Revista Realize, 2018.
RUIZ-GÓMEZ, M. L. et al. Water conservation education in elementary schools: the case of the Nenetzingo River catchment, Mexico. Sustainability, v. 14, n. 4, p. 2402, 2022.
VITÓRIA, R. A. Educação ambiental como garantia para conservação de recursos hídricos. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023.
