MAPEAMENTO DAS ABORDAGENS DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENEGEP (1996-2023)
Palavras-chave:
Ensino em Engenharia, Jogos, Engenharia de Produção, ENEGEP, Atividades lúdicasResumo
Na literatura, pode-se encontrar métodos pedagógicos inovadores, como o uso de jogos e atividades lúdicas, que têm se mostrado eficazes na melhoria do aprendizado e no desenvolvimento de habilidades práticas na Engenharia de Produção. Este artigo analisa a incorporação de jogos e atividades lúdicas no ensino da Engenharia de Produção por meio de uma revisão dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), entre 1996 e 2023. O objetivo é identificar as tendências, metodologias e resultados associados a essas abordagens pedagógicas. A análise revela uma ampla variedade de jogos e ferramentas lúdicas utilizados para ensinar conceitos de, por exemplo, Logística, Planejamento e Controle da Produção, além de promover habilidades gerais, como liderança e tomada de decisões. Observa-se também uma aplicação interdisciplinar, com a inclusão de turmas de Administração em alguns estudos. Desde 2015, há uma tendência de diminuição do uso de softwares especializados e um aumento no interesse por jogos de tabuleiro que simulam situações de produção e gerenciamento. Embora os jogos tenham sido bem recebidos e considerados eficazes, a falta de familiaridade dos docentes com essas ferramentas pode limitar sua adoção e o engajamento dos alunos. Para promover uma integração mais ampla desses métodos, a criação de uma cartilha detalhada que compile e oriente sobre a aplicação de jogos e atividades lúdicas poderia ser eficaz. Isso poderia facilitar a adoção dessas estratégias no Ensino Superior, enriquecendo o processo educacional e preparando melhor os alunos para os desafios profissionais futuros.
Referências
ALTHOFF, T.; COLZANI, T. A.; SEIBEL, S. A dinâmica da montadora de canetas - uma simulação baseada em jogos de empresas no ensino da Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009. Anais… Salvador: ABEPRO, 2009.
ANHÊ, C. C. S. et al. Lean Challenge Game: um jogo didático para o ensino de engenharia de produção utilizando conceitos de lean manufacturing e da qualidade. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.
BOER, F. G.; TORRES, I. S.; MARIANO, I. C. Aplicação de um jogo didático para apoio no ensino de Estatística na disciplina de Projeto de Experimentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014. Anais… Curitiba: ABEPRO, 2014.
BONATTI, H. et al. Aprendizagem Baseada em jogos (GBL) para o ensino de balanceamento de linha no curso de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.
BRAGA, L. A. et al. Desenvolvimento de um jogo educacional sobre Lean Manufacturing em um software de simulação. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.
BRUM, K. F.; PURCIDONIO, P. M. .Aplicação de uma dinâmica para apoio no ensino de desenvolvimento do método na disciplina de Engenharia de Métodos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016. Anais… João Pessoa: ABEPRO, 2016.
BRANDINO, M. S.; GIL, M. E.; GOMES, R. R. M. Desenvolvimento e aplicação de gamificação para os alunos da turma de logística da Universidade Federal de Viçosa campus de Rio Paranaíba. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.
CASTRO, D. V. et al. Fatores contextuais críticos para o sucesso da aplicação de atividades lúdicas na elevação dos conhecimentos sobre produção enxuta: um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012. Anais… Bento Gonçalves: ABEPRO, 2012.
CÓ, F. A.; CÓ, M. A.; MERIGUETI, B. A. O “Heyjunka didático”: um jogo interdisciplinar que auxilia na elevação da aprendizagem sobre a produção enxuta. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008. Anais… Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008.
CÓ, F. A. et al. A “Fábrica de Lanternas”: um jogo simulado gerando ensino lúdico e aprendizagem vivencial sobre as linhas de produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
CUNHA, E. J.; LIMA, R. S. O jogo da cadeia de suprimentos: uma proposta econômica e prática para a simulação de conceitos logísticos em salas de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004. Anais… Florianópolis: ABEPRO, 2004.
DEPEXE, M. D. et al. Apresentação de um jogo didático como ferramenta de apoio ao ensino da produção enxuta. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2006.
ESPANHA. Proposição e elaboração de um serviço para uso de jogos em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2023.
FERREIRA, J. B. R. Atividade lúdica como estratégia de ensino do Planejamento e Controle da Produção (PCP). In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2006.
GENNARO, C. K. et al. Proposta de jogo educacional em grupo para o ensino de controle de processos especiais a alunos de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.
INFANTE, R. P. et. al. Proposta de um jogo educacional em grupo para o ensino de controle estatístico do processo na Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. Anais… Joinville: ABEPRO, 2017.
JUNIOR et al. Aplicação de jogo de tabuleiro para ensino da manufatura enxuta: análise de aspectos de aprendizagem. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2023. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2023.
MACHADO, A. C. M. et al. A utilização de práticas da Psicologia para um ensino criativo e envolvente: o uso de dinâmicas de grupo em cursos gratuitos de planejamento. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2001. Anais… Salvador: ABEPRO, 2001.
MATTOS, C. A. Integração da tecnologia da informação no ensino: aplicando a abordagem do Learning by doing através de jogos de simulação no contexto dos Sistemas de Informações (ERP). In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015. Anais… Fortaleza: ABEPRO, 2015.
MEDEIROS, J. C. G; MENEZES, H. A. F. Quiz produção, dinâmica didática desenvolvida em um projeto de monitoria com o objetivo de promover ganhos no processo de ensino-aprendizado nas aulas de introdução à Engenharia de Produção do curso de Engenharia de Produção Mecânica - UFPB. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014. Anais… Curitiba: ABEPRO, 2014.
MORAES, L. P. et al. Melhoria na qualidade de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia de Produção utilizando o Lean Board Game ®. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. Anais… Salvador: ABEPRO, 2014.
NAJAM, A. Rethinking Engineering Education for the 21st Century: Embracing Interdisciplinarity and Innovation. Liberal Journal of Language and Literature Review, v. 1, n. 01, p. 1-11, 2023.
NILSEN, G. F. et al. Metodologia de Aprendizagem Ativa: o uso de jogos de empresas como facilitador no processo de aprendizagem, motivação, envolvimento e percepção da prática. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.
OLIVEIRA, M. S.; LEAL, F.; PINHO, A. F. Aprendizagem Baseada em Projeto gamificada: uma aplicação em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.
PIANA, J.; ERDMANN, R. H. Jogos empresariais: uma avaliação na Universidade Técnica de Lisboa. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
PINHEIRO, M. A.; JUNIOR, P. S. C.; CHWIF, L. Aplicação de ferramentas de simulação no curso de MBA Gestão de operações da Fundação Carlos Alberto Vanzolini: o ponto de vista discente. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005. Anais… Porto Alegre: ABEPRO, 2005.
QUINTILHANO, S. R.; SCHIAVI, A. C. P. A.; TONDATO, R. aplicação de Role Play Game (RPG) como metodologia ativa no curso de engenharia de produção da utfpr – câmpus londrina. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais… Paraná: ABEPRO, 2020.
RODRIGUES, S. M.; TAVARES, T. M.; ELIAS, S. J. B. Aplicação e avaliação do jogo didático “Fábrica de Canetas” em sala de aula. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. Anais… Santos: ABEPRO, 2019.
RUIZ, M. A. L.; GIACAGLIA, G. E. O. Uma análise dos jogos de tabuleiro no ensino da Engenharia de Produção–CICTED. In: Proceedings of the Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Anais... Taubaté., 2017.
SANTANA, E. B. et al. Aprendizagem ativa: desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização. Revista Produção Online, v. 23, n. 1, p. 4961-4961, 2023.
SATOLO, E. G. Modelo de simulação aplicado ao conceito da produção enxuta no ensino de engenharia de produção. Revista Gestão Industrial, v. 7, n. 2, 2011.
SATOLO, E. G. Modelo de simulação aplicado ao conceito da produção enxuta no ensino de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011. Anais… Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.
SILVEIRA, R. F.; HEINECK, L. F. M. Discussões sobre o tempo de setup através de um jogo didático - jogo do andaime. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007. Anais… Foz do Iguaçu: ABEPRO, 2007.
WEISE, A. D. et al. A influência de um software simulador na disciplina de Engenharia Econômica. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013. Anais… Salvador: ABEPRO, 2013.