O TROTE SOLIDÁRIO DO PET CIVIL UFSCAR – RESSIGNIFICANDO UMA TRADIÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS
Palavras-chave:
Extensão universitária, Acolhimento, ética, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, formação em EngenhariaResumo
O PET Civil UFSCar foi criado em 2013 e, desde então, tem realizado diversas atividades, visando sempre fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET possuem um papel fundamental na permanência estudantil, pois as atividades que o grupo realiza exigem um envolvimento maior com a graduação, com a universidade e com a sociedade. Assim, com intuito de ressignificar a tradição universitária do “trote” e de promover o acolhimento dos calouros, o PET Civil criou o Trote Solidário, atividade que acontece anualmente por meio de ações sociais em instituições assistenciais, sendo possível colocar em prática alguns conceitos de Engenharia Civil, como pequenas reformas, pintura, concretagem entre outros. O objetivo deste artigo é apresentar a atividade intitulada Trote Solidário, analisando os seus impactos, o desenvolvimento de habilidades, o engajamento dos estudantes, além da visibilidade proporcionada ao curso e à universidade. Essa atividade vem sendo desenvolvida há dez anos, desde 2015, e é uma das maiores atividades realizadas pelo grupo, atingindo centenas de pessoas e seis instituições assistenciais diferentes. Aproveitando a semana da calourada, o Trote Solidário acolhe os ingressantes, gerando uma maior proximidade com os veteranos, com a área de atuação da engenharia e promovendo responsabilidade social desde o início da graduação, o que contribui também para redução da evasão. Assim, a atividade prevê a indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, desenvolvendo competências necessárias aos veteranos do curso que organizam a atividade e aos ingressantes que participam ativamente como protagonistas.
Referências
ADEPOJU, O. O.; AIGBAVBOA, C. O. Assessing Knowledge and Skills Gap for Construction 4.0 in a Developing Economy. Journal of Public Affairs, 2021.
ALMEIDA, J. P. P. Geração Z – Valores, desafios e o mercado de trabalho numa sociedade digital. The Trends Hub, n. 2, 2022.
BENEŠOVÁ, A.; TUPA, J. Requirements for education and qualification of people in Industry 4.0. Procedia Manufacturing, v. 11, p. 2195-2202, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia. Brasília, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021. Altera o Art. 9º, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6º, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Brasília, 2021.
FLEMING, G. C. et al. What engineering employers want: An analysis of technical and professional skills in engineering job advertisements. Journal of Engineering Education, v. 113, n. 2, p. 251-279, 2024.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. esp., p. 183-196, 2001.
GARCÍA DE SOTO, B. et al. Implications of Construction 4.0 to the Workforce and Organizational Structures. International Journal of Construction Management, v. 22, p. 205–217, 2022.
GLOBO. Trote solidário integra calouros e veteranos da UFSCar em São Carlos. Globo Play, 11 mar. 2020. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/8391846/. Acesso em: 10 mar. 2025.
GLOBO. Alunos da UFSCar recepcionam calouros com ações sociais em São Carlos. Globo Play, 10 maio 2023. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11610371/. Acesso em: 10 mar. 2025.
GLOBO. Calouros de engenharia civil da UFSCar fazem obras em escola estadual em trote solidário. Globo Play, 27 mar. 2024. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/12471822/. Acesso em: 10 mar. 2025.
JORNAL SÃO CARLOS AGORA. Trote solidário na UFSCar beneficia instituição de São Carlos. Jornal São Carlos Agora, 7 jul. 2022. Disponível em: https://www.saocarlosagora.com.br/cidade/trote-solidario-na-ufscar-beneficia-instituicao-de-sao-carlos/148994/. Acesso em: 10 mar. 2025.
LOPES, S. R. de A. Evasão de alunos no Ensino Superior: ações para reduzir a evasão nas IES. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
MELO FILHO, J. F. Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial – Três Lagoas/MS, v. 1, n. 1, p. 33-56, 2019.
MENEGON, J.; SILVA FILHO, L. C. P. The Impact of Industry 4.0 Concepts and Technologies on Different Phases of Construction Project Lifecycle: A Literature Review. Iranian Journal of Science and Technology, Transactions of Civil Engineering, v. 47, p. 1293–1319, 2023.
PET CIVIL UFSCAR. Site do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil. Disponível em: https://www.petcivil.ufscar.br/. Acesso em: 10 mar. 2024.
PINHEIRO, F. V. da S. et al. Programa de Educação Tutorial: uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de Sistemas de Informação. Anais... WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30., 2022, Niterói. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 61–72. ISSN 2595-6175.
RÁDIO UFSCar. Entrevista sobre o Trote Solidário do PET Civil UFSCar. Central Podcast, Rádio UFSCar 95,3 FM, 3 abr. 2022. Disponível em: http://radio.ufscar.br/playerPodcast/1330. Acesso em: 11 mar. 2024.
ROSO, A. et al. Trotes na universidade e violências: uma revisão integrativa. Psicologia Argumento, v. 39, n. 103, p. 25-55, 2020.
SEEMILLER, C.; GRACE, M. Generation Z: Educating and Engaging the Next Generation of Students. About Campus, v. 22, n. 3, p. 21-26, 2017.
SEERY, N.; BUCKLEY, J.; DUNBAR, R. Advancing Engineering Education Through Flexible and Inclusive Curricula. Education Sciences, 2013.
UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos. Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil: versão implantada em 2019. São Carlos: ProGrad, 2019. Disponível em: https://www.prograd.ufscar.br. Acesso em: 23 out. 2024.
VALIM, L.; FOSSALUZA, A. S. Por que é tão complexo acabar com o trote universitário? Uma análise das políticas de enfrentamento à violência no ensino superior. Anais... IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, v. 9, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.trabalhoscidhcoimbra.com/ojs/index.php/anaiscidhcoimbra/article/view/3633. Acesso em: 10 mar. 2025.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
