O PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS DIFERENTES TIPOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, tipologia, Perfil dos Estudantes, Engenharia de Produção

Resumo

Este estudo apresenta uma análise dos perfis de estudantes de Engenharia de Produção em diferentes tipos de instituições de ensino. Utilizou-se os microdados e o Questionário do Estudante, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de 2019, e a classificação das universidades em tipologias, de Schwartzman, Silva Filho e Coelho (2021). Características físicas, socioeconômicas, familiares, situação de trabalho e motivações acadêmicas foram consideradas para o estudo, cujos resultados mostram que há diferenças no perfil dos alunos de acordo com o tipo de instituição. 

Referências

ALVES, M. F. S.; MANTOVANI, K. L. Identificação do perfil dos acadêmicos de Engenharia como uma medida de combate à evasão. Revista de Ensino de Engenharia, v. 35, n. 2, 2017.

ARAÚJO, A. M. Success in Higher Education: A review and conceptualization. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, A Coruña, v. 4, n. 2, p. 132-141, 2017.

BERTOLIN, J.; MCCOWAN, T.; BITTENCOURT, H. R. Expansion of the Distance Modality in Brazilian Higher Education: Implications for Quality and Equity. Higher Education Policy 36, p. 231-249, 2023.

BERTOLIN, J.; TAVARES, O.; SIN, C. Towards a democratic and fair society: Civic competences of Brazilian graduates. Education, Citizenship and Social Justice, 0(0), 2022.

LI, D. L. O novo Enem e a plataforma Sisu: efeitos sobre a migração e a evasão estudantil. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2016.

MCCOWAN, T.; BERTOLIN, J. Inequalities in higher education access and completion in Brazil. UNRISD working paper, 2020.

OLIVEIRA, A. S. R. de; SILVA, I. R. Políticas de inclusão social no ensino superior brasileiro: um estudo sobre o perfil socioeconômico de estudantes nos anos 2010 a 2012. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-28, 2017.

RISTOFF, D. O. Novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2014.

SCHWARTZMAN, S.; SILVA FILHO, R. L.; COELHO, R. R. A. Por uma tipologia do ensino superior brasileiro: teste de conceito. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 153-188, 2021.

Downloads

Publicado

2025-10-20