O ENSINO DE ENGENHARIA E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO: CONTRIBUIÇÃO DOPROGRAMA DE MESTRADO EM TECNOLOGIA DO CEFET-MG – EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • João Bosco Laudares
  • Edmilson Leite Paixão
  • Adalci Righi Viggiano

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v27i1.241

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a contribuição do mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), área de concentração em Educação Tecnológica, hoje mestrado em Educação Tecnológica, para o ensino de engenharia e formação do engenheiro. Foram analisadas oito dissertações, as quais apresentam investigações sobre educação em engenharia, formação e atuação do engenheiro, bem como estudo de egressos de cursos de engenharia. As pesquisas realizadas investigaram propostas curriculares diferenciadas de cursos de engenharia quanto ao tipo concepção industrial, ou quanto à estruturação em formação científica, humanístico-social e técnica/tecnológica. Os dados apresentados mostraram a insuficiência da graduação para formação do engenheiro com exigência dos programas da educação continuada. A característica do engenheiro de sucesso pesquisado se faz com atualização pelas inovações científicas e tecnológicas. Esta produção mostra como a pós-graduação pode contribuir com a educação em engenharia.

Downloads

Publicado

2008-07-28

Edição

Seção

Artigos