UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS E FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ALTERNATIVAS NO ENSINO APLICADO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Autores

  • Guilherme Chades Augustinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.
  • Júlio César Navari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.
  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria
  • Celio Caminaga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.

Palavras-chave:

Resistência dos Materiais, Metodologias de Ensino, Métodos Computacionais, FEA.

Resumo

A previsão de deflexões em estruturas solicitadas por esforços axiais – como barras e treliças – é estudada pela Resistência dos Materiais e tem diversas aplicações práticas de Engenharia. A solução tradicional desse tipo de problema é através do método analítico aproximado, através da hipótese de pequenos deslocamentos. A ausência de metodologias alternativas de solução desse problema acaba por prejudicar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente num contexto de isolamento social, suspensão de aulas presenciais e ensino à distância. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta e explora diferentes métodos de solução e de ensino-aprendizagem da situação-problema tratada: método analítico exato e métodos computacionais com os softwares Ftool e FEA PrePoMax. A utilização exclusiva de softwares livres demonstra alternativas a criação de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem e/ou realização de pesquisas, mesmo em cenários de maior restrição orçamentária e redução de investimentos. Comprovou-se que as diferentes metodologias de solução são equivalentes em termos de precisão. Mostraram-se como ferramentas de diversificação de abordagens pedagógicas, de construção de estratégias de ensino interdisciplinar e/ou orientado a projetos, de inclusão e motivação discente e para redução das taxas de retenção escolar e evasão. Os softwares utilizados mostraram-se como ferramentas didáticas, de fácil utilização, grande aplicabilidade prática-profissional e como um diferencial de formação.

Biografia do Autor

  • Guilherme Chades Augustinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.
    Estudante de graduação do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara.
  • Júlio César Navari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.
    Estudante de graduação do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara.
  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluidodinâmica Computacional (CFD), Fluidização, Fenômenos de Transporte aplicados à Bioengenharia, Cogeração, Formas Não Convencionais de Energia e OpenFOAM®.

  • Celio Caminaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria.
    Possui graduação em Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de São Paulo(2012), graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba(1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(2007). Atualmente é Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação. Atuando principalmente nos seguintes temas:aços microligados, ausforming, forjamento a quente, Forging, Microalloyed e Precipitation.

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Publicado

2022-03-16