APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO MÉTODO PBL EM UM COMPONENTE CURRICULAR INTEGRADO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Autores

  • Michele Fúlvia Angelo Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Angelo C. Loula Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Fabiana Cristina Bertoni Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • José Amancio Macedo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Aprendizagem Baseada em Problemas, Programação de Computadores, Algoritmos, Estruturas de Dados, Matemática Discreta.

Resumo

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem-Based Learning) é um método de ensino ativo, centrado no aluno, que se apresenta como uma abordagem adequada ao ensino de engenharia, devido ao processo de auto-aprendizagem, ao desenvolvimento de habilidades sociais e a resolução de problemas da vida real. Este artigo descreve a aplicação do PBL em um componente curricular integrado de programação de computadores, reunindo os componentes de estrutura de dados, programação orientada a objetos e matemática discreta. As opiniões dos professores e alunos sobre os processos de ensino e aprendizagem foram coletadas com o objetivo de avaliar o componente curricular integrado e os resultados de aprendizagem. Tais resultados indicam que o método PBL pode ser aplicado com sucesso para o ensino e a aprendizagem em um componente integrado de programação de computadores.

Biografia do Autor

  • Michele Fúlvia Angelo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

    Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) em 1998, especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) em 2003, mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade Estadual de São Paulo (USP) em 2001 e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade Estadual de São Paulo (USP) em 2007. Atualmente, Professora do Curso de Graduação em Engenharia de Computação e da Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui experiência na utilização do método PBL no ensino de Algoritmos, Programação, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores para um curso de Engenharia de Computação. Possui interesse em pesquisas que apresentam a utilização do método PBL no ensino de Engenharia.

  • Angelo C. Loula, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2000 e em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa em 1997, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004, e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2011. É professor do curso de Graduação em Engenharia de Computação e da Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Seu sítio na Internet é www.artificial.eng.br. Seus interesses de pesquisa incluem jogos eletrônicos educativos, cognição, robótica cognitiva, artificial, modelagem computacional.  No ensino de engenharia e computação, possui experiência na utilização do método PBL no ensino de Algoritmos, Programação e tem interesse no uso de métodos de aprendizagem ativa e no ensino de empreendedorismo e temas de inovação tecnológica.
  • Fabiana Cristina Bertoni, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
    Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2002, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos em 2005 e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade Estadual de São Paulo (USP) em 2007. Atualmente, Professora do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui experiência na utilização do método PBL no ensino de Algoritmos, Programação e Linguagens de Programação para um curso de Engenharia de Computação.
  • José Amancio Macedo Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

    Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa em 1995, especialização em Projeto de Desenvolvimento e Aplicações pela Unifacs em 1999, mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2003. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), afastado para doutoramento no programa DMCC (UFBA-UEFS-Unifacs). Tem experiência na aplicação do método PBL no ensino de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Sistemas Operacionais e Redes de Computadores.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-22